Quatro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja 4 (desambiguação).
4
Nomes dos numerais
Cardinal quatro
Ordinal quarto
Coletivo quadra\quarteto
Multiplicativo quádruplo
Fracionário quarto
Notações nos principais sistemas
Numeração indo-arábica 4
Numeração romana IV
Numeração egípcia
Z1
Z1
Z1
Z1
Numeração grega IIII
Numeração jónica δ'
Numeração chinesa 〇四
Numeração hebraica
Numeração arménia Դ
Numeração Āryabhaṭa
Numeração maia
Sistema binário 1002
Sistema octal 48
Sistema duodecimal 412
Sistema hexadecimal 416
Propriedades matemáticas
Fatorização 22
φ(4) = 2 τ(4) = 3 σ(4) = 7
π(4) = 2 μ(4) = 0 M(4) = -1
Lista de números inteiros
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90

O quatro (4) é o número natural que sucede o três e antecede o cinco.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Do galego-português medieval quatro e este do latim quattuor, do proto-itálico *kʷettwōr, que vem da raiz do Proto-Indo-Europeu *kʷetwóres (quatro), o modo como os humanos de 5 mil anos atrás se referiam às *kʷturyós~kʷetwortos (quatro [patas]) de um *kʷetwor-pod- (animal).

De *kʷetwóres (quatro) surgiu uma enormidade de descendentes suas, como por exemplo quadrúmano, “o que tem quatro mãos”, feito em conjunto com o Latim manus, “mão”; quadrifólio, “o que tem quatro folhas”, com o Latim folia, “folha”. Também está o quadro, que assim se chama por ter quatro lados, o mesmo acontecendo com o quadrado e as quadras da cidade. E a quadrilha, que agora pode ter qualquer número de pessoas, mas que começou como um grupo de quatro malfeitores, talvez porque eles achavam uma trinca muito pouca gente para os atos malvados e uma quintilha gente demais para repartir os lucros. Um quarteto, em música, é uma composição feita para apenas quatro executantes. E os soldados se reúnem no quartel, que veio do Latim quartarius, “a quarta parte”, usado para designar uma parte ou distrito de uma cidade; mais tarde, esse termo passou a designar “alojamento militar”. Existe um tipo de malária chamado quartã porque as crises febris se dão a cada quatro dias. Caderno, que vem de quaternus, “de quatro em quatro”, porque para se fazer um se tomava uma folha padrão do tamanho chamado in-fólio, que era dobrada quatro vezes. Atualmente os cadernos nem sempre seguem esse tamanho, mas a origem foi essa. E há uma palavra que é menos parecida mas que tem a mesma antepassada: é xadrez, o jogo. O qual, por sua vez, originou o nome do padrão de tecido. O nome original desse jogo, em Sânscrito, é chaturanga, onde chatur quer dizer “quatro” – é um antepassado do quattuor latino – e anga era o nome das partes em que se dividia o exército da Índia: infantaria, cavalaria, carros de guerra e elefantes. A mudança foi grande; é que esse nome passou a chatrang em Persa, a chatranj em Árabe, depois, na Península Ibérica, virou ajedrez em Espanhol e xadrez em Português. Também a quaresma, os 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa, vem do Latim quadragésima, “período de 40 dias”. As folhas de tamanho A4, se chamam assim porque representam o tamanho de uma folha A-zero dobrada pela metade 4 vezes. Existe essa folha grande. Ela tem um metro quadrado, e a divisão da sua altura pela sua largura é exatamente igual à raiz quadrada de 2, o que permite padronizar os diversos tamanhos resultantes dela pela simples divisão de cada um deles pelo meio[1]

Simbologia[editar | editar código-fonte]

O Tetragrama é o nome sagrado de quatro letras da Santíssima Trindade; Profeta Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes (homem, leão, boi, águia); as quatro matriarcas dos judeus são Sara, Rebeca, Lia e Raquel; quatro são os Evangelhos da Igreja católica; quatro são os Cavaleiros do Apocalipse.

Propriedades matemáticas[editar | editar código-fonte]

  • É o primeiro número composto, sendo os seus divisores próprios o 1 e o 2.[2] Como a soma dos seus divisores é 3 < 4, trata-se de um número defectivo. O número composto seguinte é o 6.
  • É um número altamente composto.
  • É um número de Harshad completo.
  • É o quadrado de dois.
  • É um número de Smith.
  • Um número é divisível por 4 se e só se os seus dois últimos algarismos correspondem a um número divisível por 4.[3]

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

O número quatro no Japão (shi) é considerado o número do azar, já que sua pronuncia se assemelha com a da palavra "morte". Por conta da superstição, os japoneses evitam usar o número em telefones celulares, andares de edifícios e em placas de carro. Também passou a ser utilizada uma nova palavra (yon) para representar o quatro.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Pequenos números
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete quatro.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Quatro

Referências

  1. https://origemdapalavra.com.br/artigo/quatro/
  2. Fiore, Gregory (1 de agosto de 1993). Basic mathematics for college students: concepts and applications (em inglês). [S.l.]: HarperCollins College. 162 páginas. ISBN 978-0-06-042046-8. The smallest composite number is 4. 
  3. Prep, Kaplan Test (3 de janeiro de 2017). SAT Subject Test Mathematics Level 1 (em inglês). [S.l.]: Simon and Schuster. 289 páginas. ISBN 978-1-5062-0922-7. An integer is divisible by 4 if the last two digits form a multiple of 4. 
  4. Redação (3 de abril de 2019). «Qual o motivo de quase não encontrar o número 4 no Japão?». Coisas do Japão. Consultado em 14 de julho de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.