Fumo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelas plantas do género Nicotiana, veja Tabaco. Se procura pelo hábito de fumar, veja Tabagismo. Se procura pelo projeto jornalístico, veja Fumaça (podcast).
Fumaça vinda de um incêndio florestal

Fumo (português europeu) ou fumaça (português brasileiro) é a suspensão na atmosfera de produtos resultantes de uma combustão.[1] Pode ser tóxica quando aspirada.

As partículas que constituem o fumo resultam da combustão incompleta de um qualquer material combustível. É assim um subproduto não desejado da combustão, produzido em fogueiras, brasas, motores de gasolina e gasóleo. Quando uma combustão é correta e completa, os únicos subprodutos são água, dióxido de carbono e compostos de diversos elementos.

A inalação do fumo é a causa principal de asfixia e morte nas vítimas dos incêndios. O fumo mata por intoxicação devido aos seus componentes tóxicos, como o monóxido de carbono e as pequenas partículas sólidas que bloqueiam os alvéolos pulmonares e asfixiam quem os inale. Pode conter várias partículas cancerígenas, e provocar câncer após um longo tempo. Por isso é recomendado não usar "estufas" ou "caldeiras" dentro das residências, pois podem permitir o escape destes gases nocivos.

Referências

  1. Smoke Production and Properties - SFPE Handbook of Fire Protection Engineering

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fumo
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.